Li na semana passada, no Público, a notícia da já anunciada extinção do canal SIC Comédia. Ao que tudo indica, e no que respeita aos seus canais temáticos, a SIC parece achar que o canal de comédia não obteve as audiências esperadas, ao contrário por exemplo do canal SIC Mulher, que viu o seu período de vida ser prolongado, numa clara aposta da estação. Ora tudo isto me desiludiu imenso. Primeiro, porque não tenho dúvidas que a SIC Comédia só não funcionou melhor porque foi mal aproveitada e alvo de uma péssima gestão. Com pés e cabeça tinha todo o potencial para ser um verdadeiro Fox português, recheado de boas séries de humor, ao invés da situação real em que se tornou… a de um depósito indiferenciado de séries atiradas à toa para a grelha. Segundo, quem questiona a qualidade de séries como Seinfeld, Allo’ Allo’, Frasier, das variadíssimas séries da Britcom que por ali passaram, ou ainda de programas como os de Conan O’Brien, Jay Leno e Saturday Night Live!? É que todas estas pequenas maravilhas até me faziam perdoar os pecados tremendos que são as repetições de Malucos do Riso, Levanta-te e Ri, e outros tais programas comparáveis a um monte ressequido de fezes de ovelha.
Sinceramente, é um dos pouquíssimos canais por cabo que valem mesmo a pena ver. E desilude-me ver estes “peritos” da televisão afirmarem que querem muito apostar em mais e mais episódios de Oprah, Dr. Phill, e outros tais, enquanto deixam morrer o Seinfeld, o Conan, o Benny Hill, e todos os outros. A conclusão a que chego é que para todos estes personagens que gerem canais, a qualidade da televisão pública já é tão boa, com as suas 20 horas diárias de novelas, que realmente não há necessidade de pelo menos proporcionar bom entretenimento àqueles que podem usufruir do “cabo” e fugir da avalanche de novelas e programas dos “bons” (sim, estou a pensar num pequeno amontoado de vomitado já algo seco, mas não encontro adjectivo forte o suficiente…) para encontrar refúgio nas séries e nos senhores autores das mesmas, já aqui mencionadas.
Sejamos realistas. O estado da televisão em Portugal é patético. É um meio muito poderoso, sobretudo na forma como afecta a formação dos pequenos. E deveria ter um muito melhor aproveitamento. Sobretudo porque no fundo, é um meio de entretenimento. E não é isso que se encontra quando fazemos zapping pelos canais todos. No caso concreto da SIC, parabéns! Venha mais Oprah e Dr. Phill na ‘Mulher’. Venham mais 12 ou 13 horas diárias de Curto-Circuito na ‘Radical’, que também se afunda cada vez mais no fosso, diga-se de passagem… Venha mais floribela!!! Porque afinal, é isto que dá audiências senhores e senhoras!
Vou ter saudades das horas perdidas a ver compactos de Seinfeld e Conan O’Brien. Resta esperar que alguém pegue neles e os faça regressar. Talvez a 2:, claramente o único bom canal dos quatro públicos, e que há anos supera dificuldades ganhando novo fôlego para nos trazer boa televisão.
Adeus SIC Comédia! A tua falta será sentida.
1 comentário:
Vamos fazer uma chain para salvar a SIC Comédia?
Vamos homenagear aquele, que também eu considero, o melhor canal do panorama televisivo nacional (ainda que do cabo)!
Se realmente acabar, vamos ter de passar a ver a SIC mulher com outros olhos... a sério! Aquel Dr Phil é de borrar a rir... para já não falar da Ophra e da Martha... e o raio que os Pharta!
Enviar um comentário